Saunders diz que juros do BC britânico podem superar 2% no próximo ano
![]()
LONDRES (Reuters) - O membro do banco central britânico Michael Saunders, que defende um aumento maior da taxa de juros do que a maioria de seus colegas, disse que os juros poderiam chegar a 2% ou mais durante o próximo ano, a fim de conter as expectativas de inflação após o recente aumento dos preços.
O Banco da Inglaterra aumentou os juros cinco vezes desde dezembro ao tentar impedir que o aumento da inflação se instale na economia do Reino Unido, e deve aumentar a taxa novamente em sua reunião de agosto - que será a última de Saunders.
Ele alertou que pode ser mais difícil conter as pressões sobre os preços do que projeta o banco central graças ao declínio da taxa de crescimento potencial do Reino Unido, o que significa que a economia não pode mais crescer tão rapidamente antes de gerar inflação excessiva.
As previsões do mercado financeiro de que a taxa de juros - atualmente em 1,25% - irá alcançar ou superar 2% durante o próximo ano não são "implausíveis ou improváveis", acrescentou ele.
(Reportagem de Andy Bruce e William Schomberg)
0 comentário
UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam