Zelenskiy diz ter informado Bolsonaro sobre situação no front, pede que todos se juntem a sanções contra Rússia
![]()
Por Eduardo Simões
(Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse em uma publicação no Twitter nesta segunda-feira que informou o presidente Jair Bolsonaro sobre a situação no front da guerra do país com a Rússia e fez um pedido para que todos se juntem na aplicação de sanções contra Moscou.
"Tive uma conversa com o presidente do Brasil @jairbolsonaro. Informei a ele a situação no front. Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos da Ucrânia para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia. Chamo todos os parceiros a se juntarem nas sanções contra o agressor", escreveu o presidente ucraniano em inglês, sem dar mais detalhes sobre a conversa.
Na semana passada, Bolsonaro, que visitou a Rússia onde se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, dias antes da invasão russa da Ucrânia em fevereiro, disse que conversaria com Zelenskiy por telefone e que diria ao líder ucraniano qual a solução para colocar fim à guerra.
Bolsonaro se recusou a detalhar qual seria a sugestão que daria a Zelenskiy, sinalizando apenas uma comparação entre o conflito atual e a Guerra das Malvinas, entre Argentina e Reino Unido, em 1982, o que indicava que o presidente brasileiro poderia sugerir a rendição da Ucrânia. Em pouco mais de dois meses, os argentinos, sem o mesmo potencial bélico e treinamento dos britânicos, tiveram que aceitar a derrota.
Desde o início da guerra, apesar de a diplomacia brasileira ter condenado a invasão, Bolsonaro estreitou sua relação com Putin e nunca condenou pessoalmente a ação russa, que Moscou chama de operação militar especial para "desnazificar" o país vizinho, mas que a Ucrânia e maioria do Ocidente afirma se tratar de uma guerra de agressão não provocada.
Sem aderir às sanções internacionais impostas ao país, o governo brasileiro manteve negociações com a Rússia, incluindo a compra de fertilizantes e, mais recentemente, para aquisição de diesel do país, mais barato que o mercado internacional, já que os europeus reduziram drasticamente a compra.
1 comentário
Dólar sobe com mercado em busca de proteção antes de novas revelações do caso Master
Ibovespa recua na sessão com inflação nos EUA e caso Master no radar
Taxas dos DIs zeram perdas com receio de que fim do sigilo no caso Master atinja Flávio
Presidente do STF determina que Mendonça retire mais sigilos do caso Master
Ações sobem mas fecham semana com queda em meio a temores persistentes de inflação
Wall Street abre em alta após relatório de inflação de agosto
Ralfo B B Penteado Campinas
Antes do derradeiro ucraniano partir ela já estará no paraíso terrestre. Cumpre bem a tarefa de apagar os rastros do antecessor na infeliz Ucrânia.