Arrecadação recorde confirma crescimento econômico sustentável, diz Guedes
![]()
O nível recorde da arrecadação tributária no primeiro semestre deste ano é sintoma inequívoco de que o crescimento econômico está surpreendendo e é sustentável, disse nesta quinta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes.
A arrecadação teve alta real de 11% no semestre e atingiu patamar recorde da série histórica iniciada em 1995, em período marcado pela normalização da atividade após a pandemia e efeito inflacionário sobre a tributação.
Para Guedes, o Brasil está conseguindo sustentar o crescimento da atividade mesmo com a alta dos juros.
Apesar da avaliação do ministro, a atividade econômica brasileira declinou em abril e maio, indicaram dados do Banco Central. O BC também acredita que a economia irá retrair com mais intensidade no segundo semestre em resposta aos efeitos do duro ciclo de alta da taxa Selic.
(Por Bernardo Caram)
2 comentários
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP
Parabéns Paulo Guedes, o sr. conseguiu sucesso no controle da inflação e geração de empregos, apesar da pandemia, fechamento da economia, guerra na Ucrânia, impedimento da Reforma Administrativa, Previdência Pública, Fundo eleitoral, Precatórios, Orçamento Impositivo, orçamento do Judiciário e do Legislativo, Verba para Cultura. Lei Rouanet, Paulo Gustavo, Aldir Blanc. As várias Zonas Francas pelo Brasil, ou guerra Fiscal. Os programas Sociais, nada a criticar. Exceto um, de ajuda ao pessoal, que esta pendurado na Velha Mídia, no Consórcio, e no Foro de São Paulo, e que foi instituido no Governo F.H.C. É a famigerada Bolsa Ditadura ou Bolsa Terrorista, ofertada a pessoas, que foram consideradas, subversivas, na década de 60 e 70, contudo o prejuizo de alguns, foi apenas a detenção por algumas horas. Eles recebem o Benefício mensalmente, são isentos do Imposto de renda. São + ou - uns 20000 anistiados, sendo que 10000. Tem o Benefício acima do Teto constitucional de 33733,00, além de gordas aposentadorias. Nós pagamos a eles, 365 milhões por mes, ou 4,38 Bilhões por ano. ( Tem também o custo do Mensalão, Petrolão, BNDS, Caixa Econômica, Empreiteiras, Estádios da Copa, Olimpíadas, Empreiteiras, Pixuleco, Cleptocracia, etc. Fora Marajá Mulá...FHC.
EXATAMENTE Sr. Adilson Garcia Miranda ! Eu Tenho Um livro Publicado pelo Autor "Fábio Zanini ", no Qual O Autor conta todos os Desmandos de Empreendimentos que Foram Construidos em Sua Maioria pel "Odebrecht. Em Países : da Africa, America do Sul e Central: Quem Vai arcar com Essa Bandalheira À Liquidar As contas ,que estão em Garantia ao Tesouro Nacional. Será os Nossos Filhos e Netos , Quanta Maldade Esse Sujeito ;tem Visão Sòmente da Lei da Vantagem., e Não Esqueçam Brasileiros : Não Existe Duas Verdades; Uma é Mentira
Aloísio Brito Unaí - MG
Parabéns! Acredito muito na competência e honestidade de vocês, de toda a equipe ministerial da presidência da república. Parabéns presidente Jair Bolsonaro.