Colheita do milho vai à 99,73% no MT e comercialização avança 4,63 p.p. no mês, diz Imea
![]()
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando um novo reporte sobre a colheita da safra de milho 2021/22 no Mato Grosso, contabilizando que 99,73% dos trabalhos foram finalizados até a última sexta-feira (05).
Esse patamar fica à frente do registrado no mesmo período da safra passada, quando as atividades tinham sido concluídas em apenas 93,47% do total e também avançado em comparação à média dos últimos 5 anos, que é de 96,64%.
Olhando para as regiões mato-grossenses, as mais adiantadas na colheita são a Nordeste e a Noroeste com 99,99%, seguidas por Oeste (99,97%), Médio-Norte (99,96%), Norte (99,89%), Sudeste (99,07%) e Centro-Sul (98,97%).
Comercialização
Ao longo do mês de junho/22 a comercialização da safra de milho 2021/22 de milho avançou 4,63 pontos percentuais no Mato Grosso ante ao mês anterior e totalizou 68,20% da produção estimada para a temporada já comercializados.
“Esse avanço se deu em função do maior volume de milho no mercado físico, devido à colheita avançada do cereal, em relação à safra passada, no último mês no estado e a necessidade de dar vazão ao milho devido à falta de armazéns, uma vez que Mato Grosso possui um grande déficit de armazenagem de grãos”, diz o Imea.
O relatório destaca que, apesar deste avanço, as vendas do cereal continuam atrasadas no comparativo com o mesmo período da safra 2020/21 em 15 pontos percentuais.
Do lado dos preços, a média comercializada no estado foi de R$ 61,48 a saca, 5,33% a menos que no mês anterior, puxado principalmente pela maior oferta do cereal e a queda nas cotações do milho corrente na Bolsa de Chicago ao longo do mês.
0 comentário
Milho fecha com leves altas em Chicago nesta 3ª feira e contrato dez/26 acima dos US$ 5/bushel
Em meio às geadas e falta de chuvas, B3 fecha segunda-feira com valorização de 0,6% para o milho
Brasil exportou mais de 10 vezes mais milho por dia de maio/26 do que em maio/25, mas recebeu 41% menos por cada tonelada
USDA anuncia novas vendas de milho nesta segunda-feira e futuros seguem se valorizando em Chicago
USDA informa novas vendas de milho de mais de 500 mil t nesta 2ª feira (11)
Abramilho discute Plano Safra, seguro rural e armazenagem com Mapa no dia 13