Governo aprova plano de recuperação dos reservatórios de usinas hidrelétricas
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O governo aprovou nesta quarta-feira a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para um plano de recuperação dos reservatórios de usinas hidrelétricas.
A elaboração do plano cumpre uma determinação da lei que permitiu a privatização da Eletrobras e foi coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com participação do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O plano está estruturado em ações de curto a longo prazo, e em quatro grandes frentes de atuação: aspectos físicos dos reservatórios, dinâmica de operação dos reservatórios, planejamento da operação e da expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e modelagem matemática.
"Ao final, há a expectativa de que as iniciativas contribuam, ao longo de dez anos, com a recuperação gradual dos níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras", disse o Ministério de Minas e Energia, em nota.
As ações seguirão uma avaliação multisetorial que privilegie tanto o suprimento energético nacional quanto a preservação dos usos múltiplos da água, acrescentou a pasta.
O plano envolverá metas e indicadores globais de monitoramento, que ainda serão estabelecidos e colocados em consulta pública.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC