Citros/Cepea: Preço da tahiti mais que dobra na parcial de agosto
A oferta de lima ácida tahiti diminuiu significativamente neste mês no estado de São Paulo, cenário que deve permanecer por mais alguns meses. Diante disso, os preços médios da fruta mais que dobraram entre julho e a parcial de agosto (até o dia 12). A fruta foi comercializada neste mês no mercado doméstico à média de R$ 36,62/cx de 27 kg, colhida, sendo 128% acima da registrada em julho (de R$ 16,04/cx).
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, esse contexto já era esperado, já que tipicamente se colhe um menor volume no estado de São Paulo no segundo semestre. Neste ano, contudo, as cotações demoraram um pouco mais para subir, tendo em vista que, em julho, muitas frutas de baixa qualidade ainda eram disponibilizadas no mercado paulista – inclusive, muitos produtores optaram por destinar a fruta à moagem. Além do calendário usual da cultura, a falta de chuvas nos últimos meses também reforça a menor oferta atual.
A previsão é de que a oferta continue baixa neste mês e em setembro, com este cenário podendo se estender até meados de outubro – dependendo de quando as chuvas voltarão a ser mais regulares em São Paulo. Chuvas na semana passada no estado paulista não foram suficientes para acelerar o desenvolvimento da fruta.
0 comentário
Centro de Citricultura abre inscrições para o Prêmio Centro de Citricultura 2026, que será entregue na abertura da Expocitros
Citros/Cepea: Final de safra eleva preços de lima ácida tahiti
Citros apresentam diferentes fases de desenvolvimento no Rio Grande do Sul
Citros/Cepea: Embarques à UE voltam a cair em fevereiro
Laranja/Cepea: Safra de qualidade e consumo lento favorecem recuperação dos estoques de suco
Citros/Cepea: Com Safra 25/26 na reta final, últimas indústrias ativas devem encerrar moagem