China dá mais um passo rumo a liberação da importação do milho brasileiro
![]()
Uma reunião em Brasília na manhã desta sexta-feira (19) marcou mais um passo importante no caminho da liberação para importação do milho brasileiro pela China. Representantes de Pequim confirmaram a queda de alguns protocolos sanitários para a importação do milho nacional já na atual safra.
Na última semana, fontes ligadas a negociação já haviam adiantado à agência de notícias Bloomberg que a China estaria tomando medidas para acelerar essas importações renunciando temporariamente a uma cláusula chave que abre caminho para o milho nacional.
Leia mais:
+ China deve acelerar liberação para milho brasileiro em meio à guerra na Ucrânia e tensões com EUA
O diretor da Pátria Agronegócios, Cristiano Palavro, destaca que esse ainda não é um sinal verde para o início dos embarques, já que ainda há algumas dúvidas quanto a mistura de sementes e toxinas nos grãos.
“A China afirma que os protocolos vão ser cobrados apenas em 2023, mas as empesas brasileiras estão com receio de fechar vendas e serem rejeitadas na chegada dos portos chineses. Isso trava a demanda de parecer imediatamente”, diz.
Mesmo assim, Palavro acredita que deveremos ter embarques de milho brasileiro rumo à China ainda em 2022, já que os indicadores são da necessidade de milho no país asiático. Na visão do analista, isso poderá mexer com o mercado brasileiro e impulsionar os preços do grão.
“Se forem confirmadas as vendas isso é um fator muito altista. Nós sabemos do apetite chines e se eles vierem não vai ser para comprar poucos volumes. O Brasil já deve exportar muito em 2022 e isso tende a aumentar ainda mais essa demanda”, afirma.
0 comentário
B3 abre a semana saltando mais de 1% e milho bate os R$ 82,00 no vencimento março/27
Exportação de milho na última semana supera o reporte anterior e Brasil já embarcou 3,4 milhões de toneladas
Futuros do milho têm altas acima de 1% nesta segunda-feira, com março/27 passando os R$ 82,00
Com Pro Farmer prevendo menos produção de milho nos EUA, Chicago abre a segunda-feira em disparada
AgRural: Colheita da safrinha de milho 2026 alcança 92% da área no Centro-Sul do Brasil
Milho/Cepea: Retração vendedora e cenário externo sustentam preços