Catálogo reúne informações sobre cultivares de café arábica registradas no RNC
Existem hoje no Brasil cerca de 140 cultivares de café Arábica registradas ou em processo de inscrição no Registro Nacional de Cultivares (RNC). Segundo o pesquisador da Embrapa Café Carlos Henrique Carvalho, apesar desse grande número, atualmente são plantadas em grande escala cerca de 40 cultivares dessa espécie no país. Para apoiar o produtor na escolha de cultivares que atendam às suas necessidades de produção, está sendo lançado o Catálogo de Cultivares de Café Arábica (acesse aqui).
O produtor, ao buscar uma nova cultivar, deve levar em conta fatores como porte, diâmetro da copa, vigor vegetativo, época de maturação, tamanho da semente, resistência a doenças e a nematoides, tolerância a déficit hídrico, além da produtividade. “Essas características agronômicas foram apresentadas no Catálogo de modo comparativo, tomando-se como referência a cultivar Catuaí, por ser mais conhecida pelos cafeicultores”, explica o pesquisador.
O trabalho, coordenado por Carvalho e com participação de pesquisadores da Fundação Procafé, do IDR-Paraná e da Santinato&Santinato Cafés, apresenta cada uma das cultivares de forma didática, com uso de infográficos, numa linguagem simples e objetiva. A publicação traz ainda um histórico sobre o desenvolvimento de cultivares de café arábica no Brasil e a descrição das principais características agronômicas e tecnológicas das cultivares de café.
“Nossa ideia é levar ao conhecimento do produtor que existem outras 100 cultivares de arábica que foram desenvolvidas com diferentes características como tolerância à doenças e à seca, por exemplo. E temos o propósito de fazer uma atualização constante dessas informações”. Acrescenta o pesquisador. Segundo dados de maio da Conab, a safra 2022 conta 1,81 milhões de hectares de área plantada com essa espécie, o que representa 76,56%, de todo o café plantado no país, num total estimado de 6,2 bilhões de covas de cafeeiros.
Acesse aqui o Catálogo de Cultivares de Café Arábica gratuitamente. Além do site da Embrapa Café, a publicação está disponível no portal do Consórcio Pesquisa Café.
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores