Safra na reta final: Colheita do café arábica nas áreas da Cooxupé ultrapassa os 90%
![]()
A safra de café arábica do Brasil está na reta final na principal área de produção do país. De acordo com dados divulgados na manhã desta quarta-feira (31) pela Cooperativa Cooxupé, a colheita estava nem 91,01% até o último dia 26 de agosto.
Por área, em São Paulo a colheita estava em 83,32%, Cerrado Mineiro em 89,27% e Sul de Minas Gerais com 92,87%. Após registrar atraso no início da colheita, o andamento da safra agora está semelhante ao observado neste mesmo período no ano passado, quando 90,59% da área já estava colhida.
A cooperativa ainda não divulgou os números de recebimento, mas reconhece que a produção de 2022 é menor do que o previsto anteriormente pelo setor. Do lado positivo, o clima vem ajudando no processo de pós-colheita e a expectativa é de cafés com qualidade acima da média na produção deste ano.
Atualmente a Cooxupé tem mais de 17 mil coooperados e tem na exportação sua principal atividade. Há alguns anos é líder brasileira nas exportações de café, de acordo com dados do Conselhos dos Exportadores de Café do Brasil.
Em 2021, os embarques para os mercados interno e externo somaram 6,027 milhões de sacas. Das quais 4,9 milhões foram destinadas para o mercado internacional, englobando mais de 50 países em cinco continentes.
Mercado
Já com relação ao mercado, as atenções se voltam agora para o retorno da estação chuvosa no parque cafeeiro. Alguns dos principais municípios produtores já têm déficit hídrico, o que gera muita preocupação entre os cafeicultores.
Na última semana as cotações avançaram mais de 11% na Bolsa de Nova York (ICE Future US), e nos últimos três dias estão sendo observados movimentos técnicos e de ajustes na formação de preço no mercado futuro.
De acordo com analistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas, os fundamentos seguem sólidos para preços firmes, mas o produtor segue participando menos do mercado, a medida que precisa fazer caixa.
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade