Ibovespa avança com alta de commodities em dia de feriado nos EUA
![]()
O Ibovespa subia nesta segunda-feira, com as ações da Vale disparando na esteira da alta dos preços do minério de ferro na China, em sessão que tende a registrar liquidez reduzida em razão de feriado nos Estados Unidos.
Às 11:31, o índice de referência do mercado acionário brasileiro subia 1,3 %, a 112.301,14 pontos. Na máxima até o momento, chegou a 112.671,39 pontos. O volume financeiro somava 5,9 bilhões de reais.
Nos EUA, as bolsas em Nova York estão fechadas por causa do feriado do Dia do Trabalho.
A semana também começa com uma nova composição do Ibovespa. Foram incluídas as ações de Arezzo, Raízen e São Martinho e excluídos os papéis de JHSF.
Análise gráfica da equipe da Ágora Investimentos sugere que, além dos 112.500 pontos, o Ibovespa precisaria também vencer a linha dos 114.300 pontos para retomar o viés positivo no curto prazo, conforme relatório a clientes.
DESTAQUES
- VALE ON subia 3,58%, a 65,17 reais, na esteira do avanço dos futuros de minério de ferro nesta segunda-feira. Em Dalian, na China, o contrato mais negociado, para janeiro, encerrou as negociações com alta de 4%. Em Cingapura, o contrato de outubro, mais ativo, aumentou 4,5%.
- CSN ON tinha elevação de 3,58%, seguindo o tom mais positivo para o setor de mineração e siderurgia, com GERDAU PN em alta de 1,5% e USIMINAS PNA subindo 1,57%.
- REDE D'OR ON valorizava-se 5,26%, a 35,79 reais, tendo de pano de fundo decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso de suspender o piso salarial da enfermagem, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro.
- PRIO ON avançava 3,93%, a 28,84 reais, favorecida pela alta do petróleo no exterior, onde o contrato de Brent tinha alta de 4%. 3R PETROLEUM ON subia 3,38% e PETROBRAS PN ganhava 0,39%.
- IRB BRASIL ON caía 4,92%, a 1,16 real, ainda refletindo ajustes de posições após a resseguradora precificar na semana passada uma oferta de ações a 1 real por papel. Analistas do JPMorgan elevaram a recomendação para a ação de 'underweight' para 'neutra', citando a forte queda recente.
- ITAÚ UNIBANCO PN mostrava acréscimo de 0,79%, a 26,76 reais, corroborando a alta do Ibovespa. BRADESCO PN avançava 0,1%, enquanto BANCO DO BRASIL ON perdia 2,21%. SANTANDER BRASIL UNIT subia 0,64%.
(Edição de André Romani; Edição de André Romani)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde