Reuters: Lula diz que, se eleito, Conab vai atuar como estoque regulador de alimentos
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O candidato do PT à Presidência, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que, se for eleito, vai trabalhar para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atue como um estoque regulador de alimentos em situações de alta dos preços dos insumos.
"É preciso que a gente recupere a Conab e seja feito com a Conab como era feito no nosso governo, como se fosse estoque regulador de determinado tipo de alimentos não perecíveis para que, quando tivesse quebra no mercado, o governo entrasse e colocasse os produtos no mercado", disse Lula em entrevista coletiva em Porto Alegre.
O ex-presidente destacou que não tem preconceito com o agronegócio, e disse que as grandes empresas do setor podem muito bem conviver com uma "agricultura familiar forte" no país.
Lula afirmou ainda que não vai permitir desmatamento na Amazônia sob o pretexto de aumentar a área para agricultura no Brasil.
Na entrevista, o petista afirmou ainda que vai provar que é possível garantir o piso salarial nacional dos professores e também da enfermagem. Esse último está suspenso por decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).
(Reportagem de Ricardo Brito)
0 comentário
Inflação na zona do euro será afetada por tarifas mas cortes nos juros podem compensar, dizem economistas do BCE
Índia tem negociações para acordos de minerais críticos com Brasil, Canadá, França e Holanda, dizem fontes
Ministra das Finanças do Japão afirma que excedente de reservas cambiais pode ser discutido como opção de financiamento
Ações chinesas fecham em alta com avanços no setor de comunicações
Ibovespa fecha acima dos 186 mil pela 1ª vez puxado por blue chips e com aval de NY
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 em sessão de fluxo de investimentos para emergentes