Governo projeta primeiro superávit em 9 anos, mas anuncia corte de verba em ministérios
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Economia melhorou substancialmente sua projeção para o resultado fiscal do governo central em 2022 em sua última revisão oficial dos números antes das eleições, passando a prever pela primeira vez um superávit, o que marcaria o retorno das contas ao azul após rombos consecutivos desde 2014, mas anunciou um corte adicional de 2,6 bilhões de reais em verbas de ministérios para respeitar o teto de gastos.
A estimativa oficial agora aponta para um superávit de 13,548 bilhões de reais no ano, ante projeção de déficit de 59,354 bilhões de reais feita em julho, conforme apresentado nesta quinta-feira no relatório bimestral de receitas e despesas da pasta, que avalia o cumprimento da meta fiscal e da regra do teto.
O relatório anterior previa um déficit primário correspondente a 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Agora, a previsão é de um superávit de 0,1% do PIB.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Guerra de Trump contra Irã pesa sobre economias do G7, mas não deve haver conversas duras na França
Trump afirma que memorando de entendimento com Irã não é definitivo
Liderado por Warsh, Fed deve manter taxa de juros
Líderes do G7 exigem cessar-fogo no Líbano e acolhem com satisfação acordo com Irã
China dá novo impulso à internacionalização do iuan e promete vigilância contra riscos financeiros
Ações chinesas fecham em alta com ganho do setor de semicondutores