Aras posta vídeo que defende urnas eletrônicas e exalta eleições limpas
![]()
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - A dois dias do primeiro turno, o procurador-geral da República, Augusto Aras, divulgou um vídeo em que defende as urnas eletrônicas e exalta as eleições limpas.
"Nós precisamos preservar a legitimidade do processo eleitoral. As urnas eletrônicas brasileiras inegavelmente puseram fim a um conjunto de fraudes que existiam antes da existência delas. Nós acreditamos no sistema eleitoral vigente, acreditamos que teremos eleições limpas", disse Aras, em um trecho.
O procurador-geral --que também é chefe do Ministério Público Eleitoral-- afirmou que espera um ambiente de paz e harmonia no domingo, dia do primeiro turno das eleições gerais.
O vídeo divulgado por Aras, de quatro minutos, é uma compilação de duas entrevistas que o procurador-geral deu em julho e agosto a veículos estrangeiros --dos quais a Reuters participou-- e de uma fala que fez na quinta-feira, dia 29 de setembro, no plenário do Supremo.
O chefe do MP foi indicado para o cargo duas vezes, em 2019 e 2021, pelo presidente e agora candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que tem feito contestações sem apresentar evidências sobre a confiança das urnas eletrônicas.
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes