Rússia veta resolução no Conselho de Segurança da ONU condenando anexação de regiões da Ucrânia; Brasil se abstém
![]()
(Reuters) - Uma resolução apresentada pelos Estados Unidos e pela Albânia no Conselho de Segurança da ONU condenando a proclamação da anexação de partes da Ucrânia pela Rússia foi rejeitada, nesta sexta-feira, depois que a Rússia exerceu seu poder de veto. O Brasil se absteve.
Em uma votação do conselho na tarde de sexta-feira, 10 nações, incluindo Estados Unidos e Reino Unido, votaram a favor da resolução, enquanto China, Gabão e Índia se abstiveram de votar, assim como o Brasil. A Rússia foi o único voto contra a resolução.
O presidente russo, Vladimir Putin, proclamou na sexta-feira o domínio russo sobre quatro regiões que compõem 15% do território da Ucrânia -- a maior anexação na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. A medida foi firmemente rejeitada pelos países ocidentais e até mesmo por muitos aliados próximos da Rússia.
A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, apresentou uma resolução que pedia aos Estados-membros que não reconhecessem qualquer status alterado da Ucrânia e obrigasse a Rússia a retirar suas tropas.
Os EUA sinalizaram que procurariam a Assembleia-Geral da ONU, cuja maioria votou para condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia iniciada em 24 de fevereiro, caso a resolução fracassasse no Conselho de Segurança.
(Reportagem de Simon Lewis e Timothy Gardner)
0 comentário
Dólar oscila perto da estabilidade ante real com Oriente Médio no foco
Analistas cortam projeção para Selic este ano a 13,75%, estimativa para inflação se aproxima de 5%
Guerra no Irã afetou o consumo na zona do euro de forma especialmente grave, afirma o BCE
Irã afirma que não há negociações em andamento com EUA após Trump cancelar ataques
BTG/Nexus: Lula empata tecnicamente com Flávio no 1º e 2º turno
Produção industrial da zona do euro se aproxima de máxima em 4 anos e meio em julho, aponta PMI