Japão está pronto para tomar medidas "decisivas" em relação ao iene, diz ministro
![]()
Por Tetsushi Kajimoto
TÓQUIO (Reuters) - O Japão está pronto para tomar medidas "decisivas" no mercado cambial se movimentos excessivos persistirem no iene, disse o ministro das Finanças, Shunichi Suzuki, nesta segunda-feira, em uma nova advertência contra os investidores que vendem a moeda.
"É importante que as moedas se movimentem de forma estável, pois movimentos bruscos e unilaterais são indesejáveis", disse Suzuki em uma coletiva de imprensa após reunião do gabinete, referindo-se às recentes quedas bruscas do iene.
"Nós interviemos outro dia e dissemos que tomaríamos medidas decisivas conforme necessário. Não há dúvida de que isso protegeu contra movimentos especulativos", disse ele.
As declarações fizeram pouco para evitar que o iene enfraquecesse ainda mais. O dólar subiu brevemente para 145,40 ienes nesta segunda-feira, marcando o nível mais alto desde que o Japão interveio no mercado de moedas para sustentar o iene em 22 de setembro.
"Não há mudança em nossa posição de que daremos passos decisivos no mercado cambial conforme necessário", disse Suzuki a repórteres após a alta do dólar para a máxima diária.
0 comentário
Wall Street abre em alta com alívio de preocupações com setor de tecnologia
Construção de moradias unifamiliares nos EUA se recupera em janeiro
Investidores avaliam implicações de possível saída antecipada de Lagarde do BCE
Ata do Fed pode destacar mudança em balanço de riscos
EUA revelam novos detalhes sobre suposto teste nuclear chinês
Trump diz que Japão investirá em projetos industriais e de energia em Ohio, Texas e Geórgia