Vendas no varejo da zona do euro caem em agosto
![]()
BRUXELAS (Reuters) - As vendas no varejo da zona do euro caíram em agosto, mostraram dados nesta quinta-feira, indicando fraqueza na demanda do consumidor e reforçando as expectativas de que uma recessão que se aproxima.
A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que as vendas no varejo nos 19 países que compartilham o euro caíram 0,3% em relação ao mês anterior, para uma queda de 2,0% na base anual.
Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal de 0,4% e recuo de 1,7% na comparação anual.
A queda nas vendas no varejo, vista como referência da demanda do consumidor, reforça as expectativas dos economistas de que a zona do euro deverá entrar em recessão nos próximos trimestres, atingida pelo choque de preços de energia gerado pela invasão russa da Ucrânia.
A queda nas vendas em agosto ocorreu apesar do forte aumento no volume de vendas de combustíveis automotivos durante a temporada de festas, que cresceu 3,2% em relação ao mês anterior e 5,1% sobre o ano anterior, mas não conseguiu compensar a queda nas vendas de alimentos e bebidas e compras pela internet ou por correspondência.
As vendas no varejo de produtos não alimentícios em geral aumentaram 0,2% em agosto, embora tenham caído 3,0% em relação ao ano anterior.
(Reportagem de Jan Strupczewski)
0 comentário
Trump diz que Japão investirá em projetos industriais e de energia em Ohio, Texas e Geórgia
Nikkei sobe com alta de ações ligadas a acordo de US$550 bilhões com os EUA
Lagarde planeja deixar presidência do BCE antes do fim do mandato de Macron, diz FT
Receita detecta "múltiplos acessos ilícitos" a dados de ministros do STF e parentes
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda