Cook, do Fed, apoia altas "preventivas" dos juros contra inflação "teimosamente" alta
![]()
Por Howard Schneider e Ann Saphir
WASHINGTON (Reuters) - A inflação nos Estados Unidos continua "teimosa e inaceitavelmente alta", o que exige aumentos contínuos da taxa de juros para garantir que a alta dos preços comece a desacelerar, disse a diretora do Fed Lisa Cook em suas primeiras declarações públicas sobre política monetária desde que ingressou no conselho do banco central.
"A inflação permanece teimosa e inaceitavelmente alta, e os dados dos últimos meses mostram que as pressões inflacionárias continuam disseminadas", afirmou Cook. Ela disse que as recentes melhorias nas vagas de emprego disponíveis, aluguel e alguns outros dados não foram suficientes para concluir que o Fed havia chegado ao fim da luta contra o aumento dos preços.
"Há razões para esperar que o núcleo da inflação de bens diminua nos próximos meses" e que as cadeias de suprimentos continuem a melhorar, disse ela em comentários preparados para o Instituto Peterson de Economia Internacional.
Ainda assim, "a natureza disseminada das pressões inflacionárias sugere que a economia geral está muito apertada", disse ela.
A "abordagem preventiva do Fed é apropriada. Embora a redução da inflação traga alguma dor, uma falha em restaurar a estabilidade de preços tornaria muito mais difícil e muito mais doloroso restaurá-la no futuro", disse Cook. "Na situação atual, com os riscos para as previsões de inflação inclinados para cima, acredito que os julgamentos de política monetária devem ser baseados em se e quando veremos a inflação realmente em queda nos dados, e não apenas nas previsões."
0 comentário
Receita detecta "múltiplos acessos ilícitos" a dados de ministros do STF e parentes
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir