Inflação recorde expõe fraqueza do Euro, indica hEDGEpoint Global Markets
A inflação da União Europeia (UE) atingiu um novo recorde histórico de 10% em setembro, mostrando que a luta do bloco contra a inflação está longe de terminar, avalia a hEDGEpoint Global Markets em relatório desta semana.
Segundo a companhia especializada em commodities, o Banco Central Europeu (ECB) adotou uma postura mais hawkish, mas o movimento foi “neutro” para a inflação da EU e para o Euro, já que o Fed também se tornou mais hawkish. Além disso, o maior “vilão” da inflação europeia -- a menor oferta de gás da Rússia -- não pode ser resolvido com juros mais altos, prevê o relatório.
“A menos que o ECB ultrapasse o Fed em seu processo de aperto monetário, o euro continuará se desvalorizando em relação ao dólar, pois os diferenciais das taxas de juros reais, o sentimento de risco e o desempenho econômico relativamente melhor favorecerão cada vez mais a moeda americana”, observa Alef Dias, o analista de Grãos e Macroeconomia da hEDGEpoint.
Caso o BCE se torne ainda mais agressivo, os desafios são igualmente preocupantes, pois a região pode cair em uma recessão mais intensa, arriscando a solvência dos membros mais endividados do bloco, de acordo com o especialista.
0 comentário
Brasil tem um problema de estrutura no sistema educacional que resulta na falta de formação de profissionais qualificados
Corteva leva à Showtec Maracaju tecnologias em sementes, defensivos químicos e soluções biológicas para impulsionar a produtividade das lavouras
Governo de Minas publica panorama das exportações do agronegócio do estado
A nova lógica do fósforo: tecnologia está transformando a produtividade da cana-de-açúcar
Royal Rural: Acordo de US$ 51 bi entre China e EUA garante Chicago acima de US$ 12,00 por bushel
EUA liberam acesso temporário a petróleo russo para conter impacto da crise no Oriente Médio