Minério de ferro cai com aperto de restrições à Covid na China
![]()
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - O minério de ferro na bolsa de Dalian recuou nesta terça-feira frente a uma máxima de dois meses, enquanto outros insumos siderúrgicos também caíram, já que a China intensificou as restrições contra a Covid-19 para conter uma nova onda de surtos antes de um congresso crucial do Partido Comunista.
O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações com queda de 2,5%, a 721 iuanes (100,29 dólares) a tonelada, após cinco sessões consecutivas de ganhos.
O benchmark de minério de ferro para novembro na Bolsa de Cingapura caiu 2,6%, a 94,45 dólares a tonelada.
Esperava-se que os traders permanecessem no modo de esperar para ver, atentos às mudanças de política envolvendo as rigorosas restrições à Covid-19 da China diante do congresso que começa em 16 de outubro.
No mercado spot, o minério de ferro com teor de 62% com destino à China permaneceu praticamente estável este mês abaixo de 100 dólares a tonelada, segundo dados da consultoria SteelHome, após uma queda de 21% no terceiro trimestre.
"Se a crise imobiliária e as decisões sobre as medidas da Covid não puderem ser resolvidas, pelo menos parcialmente, a China poderá enfrentar um ano difícil pela frente, especialmente na manufatura", com a demanda externa também possivelmente mais fraca em 2023, disse a economista-chefe do ING Greater China, Iris Pang.
As empresas de carvão em Shanxi, a principal província produtora de carvão da China, planejam suspender a produção antes do congresso do Partido Comunista, disseram comerciantes.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Receita detecta "múltiplos acessos ilícitos" a dados de ministros do STF e parentes
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir