Pequim se prepara para 20º Congresso com segurança, bandeiras vermelhas e restrições à Covid-19
![]()
Por Eduardo Baptista
PEQUIM (Reuters) - Pequim intensificou as restrições de segurança e contra a Covid-19 e decorou a capital com bandeiras vermelhas enquanto se prepara para o congresso do Partido Comunista, que deve consolidar o presidente Xi Jinping como o líder mais poderoso da China desde Mao Zedong.
O congresso do partido, que abre sua vigésima edição em 16 de outubro, ocorre a cada cinco anos e reúne 2.300 membros do partido, a maioria a portas fechadas, no Grande Salão do Povo, na Praça da Paz Celestial.
Pequim contratou equipes de segurança extras, de acordo com as licitações, incluindo 42 guardas para vigiar 24 horas por dia "pessoas-chave", um termo que as autoridades usam para descrever indivíduos considerados como encrenqueiros, de 6 a 23 de outubro.
Esta semana, dezenas de seguranças adicionais permaneciam em intervalos regulares ao longo da Avenida Chang'an, a principal estrada leste-oeste que atravessa o centro de Pequim.
Mas é a aplicação da política de Covid-zero da China, à medida que o país enfrenta vários surtos, o que mais irrita muitos residentes de Pequim. Inúmeros moradores foram impedidos de retornar à capital após o recém-concluído feriado da "Semana Dourada" de outubro.
Em maio, Xi desafiou criticas à política de Covid-zero da China em meio à raiva generalizada por um lockdown de meses, e muitas vezes caótico, em Xangai, a cidade mais populosa da China. Um lockdown em Pequim durante o Congresso seria um impacto ainda maior no compromisso inabalável de Xi e do partido com sua política sanitária.
Faixas vermelhas com slogans escritos em uma grande fonte branca foram colocadas em pontes com vista para as principais vias de Pequim.
Xi deve quebrar um precedente histórico e conquistar seu terceiro mandato como secretário-geral do partido, o cargo mais poderoso da China, garantindo lugar como o líder mais poderoso do país.
(Reportagem de Eduardo Baptista; Reportagem adicional de Yew Lun Tian e Martin Quin Pollard)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com Itaú e Petrobras após superar 180 mil pontos
Lula e Putin discutem diesel, fertilizantes e cooperação estratégica, diz Planalto
Catar diz que houve avanços nas negociações entre EUA e Irã para pôr fim à guerra
Israel e Líbano já iniciaram negociações, diz Departamento de Estado dos EUA
Itália coloca todas as principais cidades em alerta máximo conforme onda de calor se intensifica
Republicanos anuncia neutralidade em eleição presidencial e reduz opções de Flávio para vice