Leitura de inflação da Argentina pode estimular nova alta de juros, diz fonte
![]()
O banco central da Argentina discute um novo aumento do que já é uma das taxas de juros mais altas do mundo, disse uma fonte próxima ao banco à Reuters nesta terça-feira, em ajuste que pode ser desencadeado por dados de inflação previstos para o final desta semana.
O banco, que elevou sua taxa básica de juros para 75% no mês passado, não descartou um novo aumento, disse a fonte, para ajudar a conter o salto dos preços. Uma pesquisa recente do banco central previu uma inflação anual superior a 100%, com perspectiva de avanço de quase 7% em setembro.
"Os dados oficiais de inflação (para setembro) serão conhecidos na sexta-feira e nesse mesmo dia não se pode descartar que a taxa de juros será aumentada novamente", disse um assessor do banco central, que pediu para não ser identificado, pois as discussões são privadas.
"A ideia seria fazer os retornos positivos em relação à trajetória dos preços."
Em um recente relatório de política monetária, o banco central argentino disse que continuará "a ajustar as taxas de juros para mantê-las em território positivo em termos reais" com base na situação macroeconômica.
0 comentário
Índice Nikkei tem maior ganho semanal em quase dois anos com ações do setor de IA
Negociações de paz entre EUA e Irã são adiadas, prejudicando perspectivas de trégua duradoura
Wall Street sobe com impulso do setor de semicondutores em meio a otimismo com Irã
Dólar sobe a R$5,1745 com Fed vendo alta de juros e Copom sugerindo nova baixa
Ibovespa fecha com variação modesta após BC deixar em aberto próximas decisões sobre a Selic
Custo das renegociações deve ser próximo a R$ 65 bi e não traz impacto fiscal ao governo