Plantio de soja avança a 26% das áreas no Paraná, mas chuva limita trabalhos, diz Deral
![]()
Por Nayara Figueiredo
SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja 2022/23 alcançou 26% das áreas no Paraná, avanço de 11 pontos percentuais em uma semana, mas que poderia ter sido maior, não fosse a ocorrência de chuvas excessivas em algumas regiões produtoras, disse o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.
No milho, a semeadura da primeira safra passou de 67% para 75% das áreas, igualmente afetada pelas precipitações.
“Nos últimos dias, podemos dizer que houve excesso de chuva em algumas regiões do Estado e isso impactou o planejamento de plantio dos produtores”, afirmou à Reuters o analista do Deral Edmar Gervásio.
Contudo, ele acredita que as lavouras já plantadas não devem sofrer impactos significativos, “salvo na hipótese de uma continuidade desse volume de chuvas, o que não deve acontecer”.
O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Fernando Mendonça Mendes, alertou, no entanto, que o clima continua instável no Paraná, com chuvas principalmente entre o oeste e o centro-sul.
“Nota-se o comportamento significativo de áreas de chuva a partir do oeste do Estado. Alguns postos registraram acumulados próximos de 50% em relação à média mensal, como no caso de Pato Branco, com aproximadamente 110 mm entre ontem e hoje, para uma média de 225 mm/mês”, disse ele em boletim nesta terça-feira.
Apesar do cenário, o analista do Deral afirmou que não há relatos de replantio até o momento.
O departamento ligado ao governo estadual reduziu em um ponto percentual a avaliação de qualidade da safra de soja, na variação semanal, que passou a ser considerada 98% boa, com 2% das lavouras em condição média.
Para o milho verão, as áreas boas caíram de 93% para 91%, enquanto as médias aumentaram de 7% para 9%, segundo o Deral.
TRIGO
No caso do trigo, a colheita registrou avanço de 8 pontos percentuais na última semana, para 50% das áreas.
Os trabalhos de retirada do cereal de inverno dos campos já vinham sendo impactados pela ocorrência de chuvas no Estado e agora o Deral sinalizou perda de qualidade para as lavouras.
As áreas avaliadas como boas recuaram de 73% para 69%, as médias passaram de 23% para 24%, enquanto as ruins aumentaram de 4% para 7%.
(Reportagem de Nayara Figueiredo)
0 comentário
Preços da soja permanecem firmes no BR, se equilibrando entre variáveis do mercado e apesar da baixa em Chicago
Apesar de fundamentos fortes, soja realiza lucros em Chicago e fecha 5ª feira com baixas de dois dígitos
China volta às compras de soja dos EUA, mas mercado vê movimento mais político do que comercial
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com realização de lucros e cautela antes de relatório do USDA
Clima preocupante no Corn Belt, demanda da China nos EUA e geopolítica no foco da soja em Chicago, apesar de leves baixas desta 4ª feira
Soja: Brasil vende 4 milhões de t na semana com preços perto dos melhores momentos do ano