Vendas no varejo desaceleram e crescem 0,3% em setembro, aponta indicador da Cielo
![]()
Por Beatriz Garcia
SÃO PAULO (Reuters) - As vendas no varejo em setembro mostraram desaceleração, com crescimento de 0,3%, descontada a inflação, ante o mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta quinta-feira.
Apesar do crescimento positivo por 11 meses seguidos, o dado é o menor desde novembro de 2021, quando o ICVA indicou 2,1% de expansão.
De acordo com a Cielo, os efeitos de calendário ajudaram o resultado porque houve uma sexta-feira a mais e uma quarta-feira a menos, data em que o comércio está menos aquecido. Excluindo esse efeito, houve recuo de 0,2% na comparação deflacionada.
Na opinião de Diego Adorno, gerente de produtos de dados da Cielo, uma das razões para a desaceleração está no setor dos postos de combustível, que já vinha perdendo ritmo e apresentou uma queda em setembro em relação ao mesmo mês de 2021.
"É um reflexo de dois fatores: da redução recente do preço dos combustíveis e de uma base comparativa mais forte, em setembro de 2021, que vinha de um processo de afrouxamento de quarentena", afirmou no comunicado.
O ICVA é apurado junto a 1,1 milhão de varejistas no país credenciados à companhia e distribuídos por 18 setores.
0 comentário
Poder360: Brasil cai e é 65º em ranking de competitividade com 70 países
Israel e Hezbollah concordam com cessar-fogo, enquanto EUA e Irã cancelam reunião
Jovem Pan: Wagner atribui US$ 55 mil apreendidos a diárias do Senado; dados mostram R$ 337 mil em 7 anos
Ações europeias fecham em queda com perdas no setor de mineração
Governo pode decidir ainda em junho sobre extinção de subsídios a combustíveis, diz Durigan
Ibovespa opera estável com baixa liquidez e Oriente Médio em foco