Reuters: Lula lançará carta aos evangélicos na quarta-feira em evento com pastores
![]()
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - Depois de alguma resistência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concordou em lançar uma carta aos evangélicos, que será apresentada na quarta-feira em um encontro do candidato ao Palácio do Planalto com representantes de igrejas pentecostais.
O texto foi trabalhado pelos núcleos evangélicos do PT e negociado com políticos ligados à religião, como as ex-ministras Marina Silva e Benedita da Silva e a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). A carta, de acordo com uma fonte, deve lembrar que o petista assinou, quando presidente, a lei da liberdade religiosa e garantir que Lula jamais fechará igrejas se eleito.
Também deve deixar claro que temas com o aborto são de alçada do Congresso, e que ele não tem intenção de propor modificações.
Os dois assuntos têm sido os principais pontos de ataque da campanha do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) contra Lula. O atual presidente repete com frequencia, sem evidências, que o petista irá autorizar o aborto caso seja eleito.
Em relação ao fechamento de igrejas, a notícia falsa surgiu de vídeos feitos pelo pastor e deputado Marco Feliciano (PL-SP), que afirmava que Lula o faria, mesmo admitindo depois que não tinha informações nesse sentido.
É no segmento evangélico que Bolsonaro tem a maior vantagem nas intenções de voto em relação ao petista, segundo as pesquisas. De acordo com levantamento Ipec desta semana, Bolsonaro tem 60% das intenções de voto neste grupo, contra 32% de Lula. Já entre católicos, o petista lidera com 56%, contra 38% de Bolsonaro.
Apesar da diferença nas pesquisas, e do efeito das notícias falsas nas igrejas, Lula vinha resistindo a fazer uma carta aos evangélicos, de acordo com a fonte ouvida pela Reuters. O próprio ex-presidente chegou a dizer que se fizesse carta para um setor, teria que fazer para vários.
Depois de anunciada por aliados e adiada por duas vezes, a carta será apresentada na quarta-feira em uma reunião com cerca de 200 pastores de diferentes denominações pentecostais e neopentecostais.
A maior resistência vem do fato de Lula querer evitar uma disputa religiosa dentro da eleição. O ex-presidente fez alguns eventos com religiosos, incluindo um encontro com evangélicos no primeiro turno e um com padres católicos nesta semana, mas resiste a entrar na disputa. Recusou-se a ir a Aparecida, no feriado do último dia 12, e não aceitou o convite do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), para ir ao Círio de Nazaré.
Bolsonaro foi aos dois, mas o resultado não foi positivo para o presidente, que é mais vinculado aos evangélicos. No Círio, sua presença foi rechaçada pela igreja, que reclamou do uso político, e ele ficou isolado. Em Aparecida, uma confusão feita por seus apoiadores --que puxaram vaias durante as missas, perseguiram fiéis classificados como petistas e atacaram jornalistas-- prejudicou sua imagem.
1 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP
Em vídeos gravados na internet, Lula diz que, quando quer conversar com Deus, não precisa do favor de Padres e Pastores. Ele se tranca no quarto, e conversa com Deus, quantas horas quiser. Portanto no caso, ele deveria também, pedir apoio eleitoral, somente para Deus, e não incomodar os evangélicos.
VISTA A FITA DE COR SALMAO-- OUTUBRO SALMAO TODOS CONTRA O LADRAO
Na cartinha do Lula aos Evangélicos, provavelmente não vai constar assuntos espinhosos, tais como: Aborto, Descriminalização das Drogas, Ideologia de Gênero, Kit Gay, Banheiro Unisex, Esvaziamento de presídios, Controle da Mídia, e outros temas que prejudicam a Moral e os Bons Costumes.