Ipespe: Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro tem 43%, no limite do empate técnico
![]()
Por Maria Carolina Marcello
BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou 1 ponto para baixo e agora soma 49% das intenções de voto, apontou pesquisa Ipespe divulgada nesta terça-feira, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, manteve os mesmo 43% da semana passada.
Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão no limite do empate técnico.
Os votos nulos e brancos somam 6% (eram 4% no levantamento da última terça) e os indecisos permaneceram em 2%, segundo o levantamento.
No levantamento feito em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), o Ipespe mostra Lula com 53% contra 47% de Bolsonaro quando são excluídos os votos nulos, brancos e aqueles que não souberam responder ou não responderam --na semana passada esse placar estava em 54% a 46%.
A sondagem aponta ainda que, levando em conta as intenções de voto entre os 78% dos entrevistados que têm "muito ou algum interesse" na eleição (eram 81% na semana passada), Lula tem 52% e Bolsonaro 48%, quando são excluídos os votos nulos, brancos e aqueles que não souberam responder ou não responderam.
O Ipespe também procurou captar os efeitos do primeiro debate presidencial do segundo turno, exibido na noite do domingo. Segundo o levantamento, 46% dos entrevistados disseram ter assistido "todo" o programa ou "em parte", enquanto 21% não assistiram, mas ouviram falar.
Entre os que assistiram o debate somados a quem ouviu falar, os dois candidatos tiveram desempenho parecido no embate televisivo. Para 42% dessa parcela, Bolsonaro saiu-se melhor, enquanto 41% consideram que Lula foi o melhor.
No tópico rejeição, 48% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, 1 ponto a menos do verificado na semana passada, e 45% disseram o mesmo de Lula, mesmo percentual da última pesquisa.
O Ipespe entrevistou 1.100 pessoas por telefone entre segunda e terça-feira.
0 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed