Putin declara lei marcial em quatro regiões da Ucrânia anexadas unilateralmente
![]()
(Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira que está introduzindo a lei marcial em quatro regiões da Ucrânia ocupadas pelos russos que Moscou reivindicou no mês passado como seu próprio território.
Em declarações televisionadas a membros de seu Conselho de Segurança, Putin também instruiu o governo a estabelecer um conselho de coordenação especial sob o comando do primeiro-ministro Mikhail Mishustin para trabalhar com as regiões da Rússia para impulsionar o esforço de guerra de Moscou na Ucrânia.
As medidas, com quase oito meses de guerra, marcaram a mais recente escalada de Putin para combater uma série de grandes derrotas diante das forças ucranianas desde o início de setembro.
Elas ocorrem no mesmo dia em que autoridades russas instaladas em Kherson, uma das quatro regiões ocupadas, disseram aos civis que deixem algumas áreas o mais rápido possível, em antecipação a um ataque ucraniano iminente.
Putin disse que as medidas que ele estava ordenando aumentariam a estabilidade da economia, indústria e produção em apoio ao que a Rússia chama de operação militar especial.
"Estamos trabalhando para resolver tarefas muito complexas e de grande escala para garantir um futuro confiável para a Rússia, o futuro de nosso povo", afirmou ele.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed