BCE deve aumentar juros e reduzir subsídios bancários
![]()
Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu aumentará novamente as taxas de juros nesta quinta-feira e, provavelmente, irá cortar um subsídio importante aos bancos comerciais, dando mais um grande passo no sentido de apertar a política monetária para combater a inflação.
Temendo que o rápido crescimento dos preços esteja se tornando arraigado, o BCE já aumentou os juros no ritmo mais rápido de que há registro, e há pouco alívio à vista já que desfazer uma década de estímulo pode muito bem tomar o próximo ano e além.
A expectativa é de que o BCE aumente sua taxa de depósito, que está em 0,75%, em 0,75 ponto percentual - chegando a uma alta acumulada de 2 pontos percentuais em três reuniões - e sinalize que o trabalho ainda não acabou, mesmo que o tamanho dos movimentos seguintes ainda esteja aberto a debate.
Mas em uma decisão potencialmente mais importante, é provável que o banco também dê os primeiros passos para reduzir seu balanço de 8,8 trilhões de euros, inchado por anos de compras de dívida e empréstimos ultrabaratos concedidos aos bancos.
A decisão sobre os juros provavelmente será a parte mais fácil da reunião de quinta-feira.
Ao contrário de setembro, nenhuma autoridade se opôs abertamente à ideia de um aumento de 0,75 ponto nesta quinta-feira, e os mercados precificaram totalmente esse movimento, sugerindo unanimidade, especialmente porque o Federal Reserve também indicou um aumento semelhante.
Mas a presidente do BCE, Christine Lagarde, provavelmente fornecerá apenas uma orientação vaga sobre os movimentos futuros, argumentando que mais altas são prováveis, mas que dados recebidos e novas projeções econômicas em dezembro serão fundamentais.
0 comentário
Ucrânia e Rússia iniciam negociações em Genebra enquanto Trump aumenta pressão sobre Kiev
Dólar pode ter uma trégua após quatro meses de queda
PF faz operação para investigar vazamento de dados da Receita de ministros e parentes
Ouro e prata caem com a China fechada devido ao Ano Novo Lunar
Warsh pode querer um balanço patrimonial menor para o Fed, mas isso é difícil de conseguir
Dólar se valoriza com aposta dos operadores de câmbio em menos cortes de juros pelo Fed