Plantio do milho está atrasado no RS esperando colheita do trigo, diz Emater
![]()
Até esta quinta-feira (27), os produtores do Rio Grande do Sul já haviam semeado 73% dos 831.786 hectares estimados para a safra de milho verão 2022/23. Este patamar é inferior aos 75% registrados no mesmo período da temporada passada, mas superior aos 68% da média das últimas cinco safras.
Neste momento, 99% das lavouras semeadas estão em fases de germinação ou descanso vegetativo e 1% já avançou para a fase de floração.
“O plantio de milho prosseguiu de maneira mais lenta, pois parte da área destinada ao cultivo será implantada após as operações de colheita e/ou o plantio de outras culturas, como é o caso de trigo e soja. Em parte do Estado, a ocorrência de chuvas volumosas tornou momentaneamente inapropriada a semeadura em função do alto teor de umidade nos solos”, relata a Emater/RS em seu mais recente Informativo Conjuntural.
A entidade ainda destaca que “as chuvas beneficiaram o desenvolvimento e o aproveitamento de nutrientes suplementados em adubações de cobertura”.
Do lado do mercado, o valor médio da saca de milho subiu 0,71% ao longo desta última semana, passando de R$ 84,00 para R$ 84,60.
0 comentário
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais