BCE tem que continuar elevando juros mesmo com riscos de recessão diz Lagarde
![]()
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) tem que continuar elevando os juros para conter a inflação, mesmo que a probabilidade de uma recessão na zona do euro tenha aumentado, disse a presidente da instituição, Christine Lagarde, em entrevista publicada nesta terça-feira.
"Nosso mandato é a estabilidade de preços e temos que cumprir isso usando todas as ferramentas que temos disponíveis", disse Lagarde ao letão Delfi, repetindo a mensagem de política monetária da semana passada. "Estamos determinados a fazer o que for necessário para levar a inflação de volta à nossa meta de 2%".
O BCE aumentou os juros em um total de 200 pontos-base nas últimas três reuniões, e os mercados estão precificando uma série de outros movimentos que levariam a taxa de depósito de 1,5% para perto de 3% em 2023.
"O destino está claro e ainda não chegamos lá", disse Lagarde sem especificar onde as altas de juros podem terminar. "Teremos mais aumentos no futuro."
A inflação da zona do euro subiu para 10,7% em outubro e deve ficar acima da meta de 2% do BCE até 2024, elevando o risco de que empresas e famílias comecem a ajustar seu comportamento à medida que perdem a confiança na disposição do banco de recuperá-la.
"Quanto mais tempo a inflação ficar em níveis tão altos, maior o risco de que ela se espalhe por toda a economia", disse Lagarde.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
0 comentário
Senado dos EUA confirma novo embaixador para o Brasil e outros indicados por Trump
Ibovespa fecha em queda com cena corporativa em foco; Petrobras PN cai 3%
STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal
Dólar cai ante real após queda inesperada do emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em baixa após dados fracos de emprego nos EUA
Trump retoma tentativa de demitir Lisa Cook, do Fed