Próxima safra de café do Brasil deve crescer até 10%, diz HedgePoint
![]()
(Reuters) – A safra de café do Brasil na próxima temporada (2023/24) pode crescer até 10% depois que o clima positivo nos últimos meses permitiu uma florada saudável e boas condições para o desenvolvimento dos grãos, segundo relatório da empresa de análises HedgePoint desta terça-feira.
“As estimativas iniciais de safra, embora conservadoras, sugerem um aumento próximo de dois dígitos em relação a 2022/23 (julho/junho), o que seria um alívio para o mercado após dois anos consecutivos de déficit de oferta”, disse o relatório assinado pela analista de café Natália Gandolphi.
A HedgePoint projeta a safra brasileira atual, já colhida, em 60,2 milhões de sacas de 60 kg. A safra do próximo ano provavelmente levaria a um superávit na balança global de oferta de café.
A empresa disse que as chuvas nas áreas brasileiras de café atingiram o volume médio do período, com algumas regiões em níveis acima da média. O país é o maior produtor e exportador mundial.
O fato de muitos cafezais no Brasil terem sofrido podas severas após a seca e geadas em 2021 também aponta para uma perspectiva positiva, disse a HedgePoint, já que estarão prontos para sua primeira produção após esse processo.
O preços do café arábica caiu 25% nas últimas quatro semanas, uma vez que o mercado começou a ver a produção futura no Brasil como potencialmente grande. [SOF/L]
(Reportagem de Marcelo Teixeira em Nova York)
1 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
JOSE LUIZ PELOSO RABELO CAMPOS GEARIS - MG
O chumbinho do café nao cresceu, e nao vai crescer pq nao tem, .. sra ou sta., com todo respeito, flor nao e cafe, agora gostaria de saber qual o protocolo usado em que com a poda em 2 anos o cafeeiro ja esta produzindo, venha em nossa cooperativa aqui em campos gerais nos ensinar, amigo