Foi dada a largada para a safra de pêssegos em Porto Alegre
A abertura da colheita na tarde de quinta-feira (03/11), na propriedade de Valdomiro Silveira dos Santos, marcou a largada para comercialização da safra de pêssegos em Porto Alegre. Atualmente oito produtores cultivam pêssegos das variedades Bonão, Peach, Zili, Premier, Maciel, Fascínio e Chimarrita em 23 hectares.
Segundo levantamento da Emater/RS-Ascar, a expectativa de safra é melhor que o ano passado, chegando a 160 toneladas de produção e uma produtividade média de oito toneladas por hectare. "Neste ano a diferença é que não houve granizo ou outros eventos que pudessem prejudicar a qualidade da fruta, por isto se esperam bons resultados apesar de a maturação estar um pouco mais atrasada que em outros anos", avalia o extensionista da Emater/RS-Ascar em Porto Alegre, Luís Paulo Vieira Ramos.
Além disto, como acabou amadurecendo num período de mais luminosisdade e mais sol, com tempo mais seco, a fruta registra um bom teor de açúcar e uma coloração mais intensa. "O sabor e o aroma se destacam configurando uma das melhores safras dos últimos anos", completa.
A comercialização de toda a safra ocorre de forma direta ao consumidor, por meio de pontos-de-venda que estão instalados em frente ao mercado público, no Centro da Capital.
0 comentário
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção
Mandioca/Cepea: Valores médios sobem na 1ª semana de fevereiro
Com boas condições climáticas, Prosperato deve dobrar safra de azeitonas para 2026
Edital para licenciamento de produtores de mudas de mandioca termina hoje (6)