ABIC rebate crítica ao cafés tradicionais produzidos no Brasil
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) tem como um de seus pilares garantir que o consumidor esteja bem informado na hora de comprar seu café. Nossos Selos de Qualidade e de Pureza visam garantir que o produto levado para a casa do consumidor está livre de impurezas e atende ao paladar individual.
Observamos algumas publicações na imprensa especializada com afirmações sobre uma suposta qualidade inferior de cafés Tradicionais e Extraforte, em relação aos Gourmet ou Especiais, o que não é verdade. Essa distinção diz respeito somente ao perfil sensorial do café.
Celírio Inácio, Diretor executivo da ABIC, explica a questão: “Cada consumidor tem predileção por diferentes sensações com o café. Apontar essas categorias como de baixa qualidade por apresentarem paladar mais amargo é desinformar o consumidor, e vai contra os ideais da Associação”.
População dá preferência a cafés tradicionais e extrafortes
Uma pesquisa realizada pela ABIC com Parceria da São Paulo Coffee Hub, mostrou que cafés tradicionais e extrafortes são francos favoritos entre o público geral, aqueles que consomem a bebida de modo mais cotidiano. O estudo contou com mais de 5 mil pessoas, e esse público corresponde a 83% das respostas.
Ao serem perguntados quais tipos de cafés preferem, a categoria tradicional teve 40% da preferência, enquanto o extraforte, 31%. O público entusiasta, que estuda um pouco mais sobre o grão, tem o tradicional como segundo favorito, com 25% das respostas.
A pesquisa pode ser conferia na íntegra no site da ABIC.
1 comentário
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Leoni Fonseca Naviraà - MS
O café tradicional ou extra forte possuem misturas que prejudicam suas qualidades.
A pesquisa apenas confirma que nosso povo não conhece café de qualidade.