Alta de juros no mundo afeta câmbio mas é deflacionário para o Brasil, diz diretor do BC
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O aperto de política monetária em outros países tem impacto no câmbio no curto prazo, mas é deflacionário para o Brasil no médio prazo, disse nesta quinta-feira o diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen.
Em evento promovido pelo Itaú Asset Management, Guillen argumentou que apesar do efeito cambial, o aperto monetário no exterior tende a abrir o hiato global do produto --espaço que a atividade tem para crescer sem pressionar a inflação.
Na apresentação, o diretor afirmou que os mecanismos de transmissão da política monetária estão operando conforme esperado, argumentando que o BC já observa uma mudança de mix nas concessões de crédito.
Guillen mencionou que há incerteza em relação às variáveis que compõem o hiato do produto no Brasil. Uma dessas variáveis, segundo ele, é o comportamento do mercado de trabalho.
(Por Bernardo Caram)
0 comentário
Relatório do Fed menciona aceleração da inflação
Wall Street ronda estabilidade antes de estreia da sul-coreana SK Hynix
Ibovespa avança mais de 2% após IPCA abaixo esperado
Taxas dos DIs caem após IPCA abaixo do esperado em junho
Ibovespa avança na abertura após IPCA abaixo esperado
Autoridades do Fed se preocupam com risco inflacionário e avaliam aumentos nas taxas de juros