Lula diz que há gastos que têm que ser considerados investimentos e volta a criticar teto de gastos
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que há gastos públicos que têm que ser considerados como investimentos durante discurso em Brasília, no qual voltou a criticar o mecanismo de teto de gastos e disse que ele deve ser discutido com a mesma seriedade da questão social do país.
"Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal nesse país? Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gasto, é preciso fazer superávit, é preciso fazer teto de gasto?", questionou, durante discurso na sede do governo de transição, em Brasília.
Apesar das críticas aos mecanismos de controle de gastos, Lula afirmou que pretende ter uma "política fiscal séria".
O discurso acontece em meio às discussões da PEC da Transição, que está sendo proposta pelo futuro governo para garantir financiamento fora do teto de gastos para promessas de campanha, como a manutenção do programa social em 600 reais e o aumento real do salário mínimo.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com Oriente Médio e juros dos EUA em foco
Forças dos EUA realizam novos ataques contra Irã
Dólar fecha perto da estabilidade apesar das tensões no Oriente Médio
Taxas de DIs sobem em sintonia com petróleo e Treasuries após Trump anunciar fim de acordo com Irã
Preocupações das autoridades do Fed com inflação aumentaram na reunião de junho, mostra ata
Wall Street recua após declarações de Trump sobre Irã pesarem sobre os mercados