UE diz à COP27 que aumentará ambição climática
![]()
Por Kate Abnett
SHARM EL SHEIKH, Egito (Reuters) - A União Europeia planeja atualizar sua meta de redução de emissões sob o acordo climático de Paris, disse o chefe de política climática da UE na COP27 nesta terça-feira, com o aprimoramento previsto para antes da cúpula das Nações Unidas do próximo ano.
O anúncio pelo terceiro maior poluidor do mundo --depois da China e dos Estados Unidos-- tenta convencer os outros de que o bloco de 27 países está cumprindo seus compromissos de combater as mudanças climáticas, mesmo enquanto enfrenta uma crise energética.
"A UE está pronta para atualizar nossa NDC", disse o chefe de política climática da UE, Frans Timmermans, na cúpula do clima COP27 no Egito, referindo-se à Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) do bloco, ou meta de reduzir as emissões em linha com o acordo de Paris de 2015 para contenção do aquecimento global.
A UE tem uma das políticas de combate à mudança climática mais ambiciosas entre os principais emissores, tendo se comprometido a reduzir suas emissões líquidas de gases de efeito estufa em 55% até 2030, em relação aos níveis de 1990, e eliminá-las até 2050.
Países e parlamentares da UE estão negociando uma legislação para cumprir essas metas, que, segundo Timmermans, devem ser concluídas até o final do ano. Uma autoridade da UE disse que o bloco planeja atualizar sua meta antes da cúpula climática da ONU do próximo ano, em novembro de 2023.
Antes da COP27, a UE correu com acordos sobre três dessas leis, incluindo a proibição da venda de novos carros movidos a combustível fóssil em 2035. Se implementadas, essas políticas reduziriam as emissões líquidas dos países da UE em 57%, em vez de 55%, disse Timmermans.
(Reportagem de Kate Abnett e William James)
0 comentário
Dia Mundial do Solo: setor produtivo garante preservação do solo com adoção de práticas sustentáveis
Lula diz que vetos na lei ambiental eram para proteger o agronegócio
Mortes em enchentes no Sudeste Asiático chegam a 321; equipes de resgate intensificam operações
Fazenda deve publicar normas infralegais para regulação do mercado de carbono até dezembro de 2026, diz secretária
Lula pressiona negociadores por acordo climático antecipado na cúpula da COP30
COP30-Brasil quer acordo antecipado na COP30 sobre combustíveis fósseis e financiamento climático