Reuters: Brasil corre risco sério de enfrentar recessão sem âncora fiscal, diz Meirelles
![]()
(Reuters) - O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles reafirmou nesta terça-feira que o país precisará aprovar um "waiver" (licença) para conseguir acomodar suas despesas em 2023, mas frisou que é fundamental que depois disso seja aprovada uma âncora fiscal clara.
"Tem que se ter uma âncora, tem que ter um teto (de despesas), o limite tem que ser claro porque caso contrário o país pode, e corre o risco sério, de voltar a um clima de recessão", afirmou Meirelles durante a conferência Lide Brazil, em Nova York.
Meirelles, que também já presidiu o Banco Central, disse que o caminho para o controle fiscal passa por uma reforma administrativa que inclua medidas como a extinção de estatais que não cumprem mais as funções para as quais foram criadas e a revisão de benefícios tributários.
Já para 2023, será preciso aprovar uma excepcionalidade à regra do teto de gastos para viabilizar a continuidade do pagamento de 600 reais às famílias de baixa renda, disse Meirelles.
Ele também destacou que os parâmetros usados na formulação do Orçamento do ano que vem estão defasados, o que fortalece a necessidade de ajustes.
(Por Isabel Versiani)
1 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Como é que um sujeito desses pode ser tão idiota assim, o que diz o Meirelles é exatamente o que Paulo Guedes e Bolsonaro queriam, e o banana vai lá e faz o L.