Brasil fica menos dependente de ativo para produção de fungicidas que combatem mancha alva e ferrugem
![]()
A Adama inaugurou na última quarta-feira (7) a 1ª fábrica do Brasil capaz da produção de protioconazol, um ingrediente ativo para fungicidas com foco no mercado de soja e algodão, somando-se ao complexo de Taquari. A unidade está localizada no complexo do município de Taquari, no Rio Grande do Sul.
Com a nova planta, o Brasil ganha uma maior independência do protioconazol, garantindo maior segurança de abastecimento para o produtor rural, como afirmou Romeu Stanguerlin, CEO da Adama Brasil.
“Para o produtor, isto é uma segurança. Ou seja, a produção nacional traz acesso e disponibilidade, já que reduz o risco de o produtor não receber o produto necessário para sua lavoura por conta de conflitos e desafios em outros países. Para o produtor de soja, por exemplo, será fundamental, pois a produção dos principais fungicidas para sua lavoura será feita aqui”, explica Stanguerlin.
Além disso, a nova unidade deve ser utilizada como um hub de sínteses da Adama, que poderão ser utilizadas para novos produtos. “Esta é uma planta multipropósito no Brasil cuja previsão de produção nos mantém entre os maiores produtores deste ativo no mundo”, frisou o CEO.
Para construir a nova fábrica, a Adama realizou um investimento de R$ 300 milhões, como parte do plano da empresa de dobrar a receita da operação brasileira e entregar cinco novos fungicidas para o mercado brasileiro nos próximos anos.
Com o objetivo de atender cada vez mais o produtor no que ele precisa, a ADAMA, que tem como promessa de marca escutar o agricultor, entender seus desafios e entregar soluções diferenciadas, vem incrementando seu portfólio, com produtos inovadores e exclusivos, além de serviços com tecnologias digitais.
Sustentabilidade
Do investimento de 300 milhões de reais, 30% foram em ações diretas de sustentabilidade. Desde o projeto até a construção da fábrica, foi pensado e planejado um processo sustentável que reduz o consumo de energia e de água e geração de resíduos. A fábrica também contará com sistemas de filtração dos gases e particulados, garantindo e seguindo todas as normas estabelecidas pelos órgãos ambientais, evitando poluição atmosférica.
Desde o início de atuação no Brasil, a ADAMA vem desempenhando ações de forma a ter em sua cultura e em suas práticas fundamentos que permitam que a empresa contribua para a produção de alimentos de maneira sustentável.
“O Brasil tem uma participação muito expressiva na alimentação mundial e fazemos parte dessa cadeia, focando no desenvolvimento de soluções sustentáveis exclusivas para o agro no País. Por isso, ajudar os agricultores em seus desafios diários e contribuir para que o Brasil continue sendo um país que produz e que preserva também é nosso papel”, reforça Stanguerlin.
ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli