Fertilizantes atingem melhor preço do ano
O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) melhorou em novembro, favorecendo a relação de troca e tornando o insumo ainda mais acessível para o produtor rural. Nesse penúltimo mês de 2022, o índice fechou em 1,1, gerando um momento muito favorável para o agricultor e um cenário muito positivo para nutrição da safra e recomposição dos nutrientes do solo. A melhoria reflete a combinação da redução média de 7% dos preços dos adubos, em comparação a outubro, e da apreciação das principais commodities agrícolas produzidas no Brasil.
Durante o mês, em média, o preço das commodities registrou alta de quase 2%, em relação a outubro, recuperação liderada pela cana-de-açúcar, que teve uma valorização de 4% em relação ao mês anterior. A média mensal também considerou a estabilidade nos preços da soja e do milho.
O IPCF, além de considerar a variação de preços dos adubos e das commodities, também avalia o câmbio, que apesar de ter aumentado em 0,75% para cima no dólar, motivado pelo momento político econômico brasileiro de transição de governos, não impactou o número final.
0 comentário
Agro do Brasil precisa estar atento a como seguir presente e se encaixando no mundo bipolar China-EUA
Putin envia sinal a Trump sobre propostas para Ucrânia
Ibovespa opera em leve queda com política no radar em dia de liquidez reduzida
Da Holanda a Holambra: uma vida dedicada às flores
Vietnã acumula estoques da nova safra de café, dizem comerciantes
Japão propõe gastos orçamentários recordes enquanto contém novas dívidas