Governo eleva projeção do Valor Bruto da Produção Agropecuária em 2023 a R$ 1,256 tri
![]()
SÃO PAULO (Reuters) – O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Brasil foi estimado em recorde de 1,256 trilhão de reais para 2023, disse o Ministério da Agricultura nesta terça-feira, com uma alta em relação ao montante de 1,212 trilhão projetado no mês passado.
Se confirmado, o resultado representará uma alta de 6% ante o VBP deste ano, que foi afetado pela estiagem que atingiu a safra de grãos de verão 2021/22.
Neste ano, o valor de produção deve ficar em 1,185 trilhão, com leve queda de 0,1% ante 2021, de acordo com o ministério.
As lavouras devem responder por 873,04 bilhões de reais no valor bruto de 2023, aumento de 7,4% no comparativo anual com recuperação esperada principalmente na soja.
Para 2022, o valor bruto da oleaginosa foi estimado em 338,1 bilhões, queda de 11,8%. Já para o ano que vem, o ministério projetou elevação de 20,3%, para 406,8 bilhões.
“As previsões de clima mostram-se favoráveis para 2023. A produção prevista de milho é de 125,8 milhões de toneladas, e a de soja 153,5 milhões de toneladas”, disse a pasta citando dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Na pecuária, após uma queda de 1,6% prevista para o valor bruto de 2022, o ministério espera 383,66 bilhões para o ano que vem, aumento de 3%.
(Reportagem de Nayara Figueiredo)
0 comentário
Dólar reduz perdas e fecha quase estável com possibilidade de Mello no BC
Petróleo sobe 2% após EUA abaterem drone iraniano e diante de preocupações com barcos armados
Lula se encaminha para confirmar Mello e Cavalcanti no BC, apesar de resistência do mercado
Taxas dos DIs caem após ata do Copom reforçar expectativa de corte da Selic em março
Ações europeias tem alta leve conforme queda de papéis de software ofusca alta de mineradoras
Ex-presidente da Rioprevidência é preso em operação ligada ao caso Master