Ipea eleva a 4,9% projeção para inflação em 2023, com estouro da meta
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para 4,9% sua projeção para a inflação em 2023, resultado que ficaria acima do teto da meta de 4,75% do período, informou o órgão nesta quinta-feira.
A estimativa anterior era de 4,7 %. A meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional para o ano que vem é de 3,25% , com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.
A nova projeção reflete mudanças tanto na trajetória dos preços monitorados como dos preços livres no próximo ano.
O Ipea alertou que, por um lado, a deflação apresentada para os preços administrados em 2022 deve ser revertida ao longo de 2023. "Além dos reajustes contratuais das distribuidoras de energia e das operadoras de planos de saúde, a recomposição mais acentuada das tarifas de transporte público deve exercer pressão sobre este grupo de preços no próximo ano", disse o Ipea em nota.
A perspectiva de queda dos preços das commodities no mercado internacional em 2023 e a normalização das cadeias produtivas, afetadas durante o auge da pandemia de Covid-19, devem impedir, por outro lado, pressões adicionais sobre os preços dos bens industriais e dos alimentos, contribuindo para conter a inflação no ano.
"A projeção de uma safra recorde de grãos e a baixa probabilidade de eventos climáticos adversos ajudam a compor um cenário de alta menos intensa dos alimentos em 2023", destacou o Ipea.
Para este ano, o órgão manteve a projeção de inflação em 5,7%, também acima do teto da meta de 5%.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Rússia critica envio de sistema de mísseis dos EUA à Noruega, vê golpe contra ideia de negociações sobre armas
Omã afirma ter evacuado 16 tripulantes do navio saudita “Sidr”, atacado pelo Irã
Kremlin não descarta retomada das negociações de paz com Ucrânia e EUA
Irã diz que anunciará nova zona restrita no Golfo Pérsico
Dólar fecha em alta ante real após dados de emprego nos EUA
Ibovespa fecha com declínio modesto, mas tem 2ª melhor semana do ano com estrangeiro e cena eleitoral