Digitalização no mercado do feijão foi destaque em evento em Itararé (SP)
![]()
A digitalização no mercado do feijão foi destaque em evento realizado na noite da última quinta-feira (20), em Itararé (SP). A reunião contou com dezenas de produtores rurais e stakeholders regionais, que assistiram apresentações sobre o aplicativo eBarn, parceiro do site Notícias Agrícolas, da Correpar Corretora de Mercadorias e o Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE).
"Eventos como este, além de apoiar na divulgação do aplicativo, somam muito em feedback do nosso público-alvo. Poder debater dúvidas sobre os rumos do mercado e os desafios nos ajudam no aprimoramento das ferramentas", afirma Ronan Oliveira, CEO do aplicativo eBarn. Ele apresentou durante o evento a palestra "Desafios na digitalização da comercialização do feijão" e destacou as possibilidades que o aplicativo apresenta para este setor.
"O mercado do feijão é muito nichado e com certeza é um dos mais carentes de visibilidade e formalização. O aumento nas exigências por compliance e a rastreabilidade também pressionam o setor na busca por inovar e se reinventar. O eBarn é uma ferramenta importante para produtores e empresas que buscam diferenciação e geração de valor", complementa Oliveira. Para saber mais sobre o aplicativo eBarn, clique aqui.
Para Murilo Fracaroli Garcia, international broker da Correpar, apesar dos desafios, o setor tem buscado a digitalização. "Com o avanço da tecnologia, informações começaram a chegar ao grande público com mais facilidade e precisão. Atualizações a respeito de preços, facilidade para encontrar novos negócios. Diferente de muitos outros setores, o teto para a digitalização do feijão e dos pulses é muito maior e tem muito a ser explorado", diz.
A Correpar buscou durante o evento entender as necessidades e as ambições dos produtores locais, além de compreender a visão para os próximos passos do mercado. "Eventos como esse são importantes para que a Correpar fique imersa no universo que rodeia toda a cadeia produtiva, ademais o poder de projetar quais os rumos que o mercado está tomando e quais as visões dos produtores para os próximos meses e anos", afirma Garcia.
Durante a reunião do setor também foi discutido o cenário de preços, a realidade no campo, além do potencial de exportação do feijão brasileiro e as oportunidades com o uso de variedades especiais.
0 comentário
Tempestades e inundações atingem áreas de milho e soja nos EUA
Pro Farmer Crop Tour 2026 começa com atenção ao excesso de umidade para soja e milho no Corn Belt
Feijão/Cepea: Vendedores firmes limitam recuo do carioca; menor oferta sustenta cotações do preto
Conab: Estimativa aponta para uma produção de 360,8 milhões de toneladas na safra 2025/26
Déficit de armazenagem de grãos cresce até 12 milhões de toneladas por ano no Brasil e acende alerta para o milho
Arroz/Cepea: Mercado interno segue firme; embarques recuam e importações avançam