Zelenskiy faz visita surpresa a Washington nesta 4ª; se reunirá com Biden e falará ao Congresso
![]()
Por Steve Holland e Kanishka Singh e Humeyra Pamuk
WASHINGTON (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, visitará Washington nesta quarta-feira para conversar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e para discursar no Congresso em sua primeira viagem conhecida ao exterior desde que a Rússia invadiu seu país no final de fevereiro.
Um alto funcionário norte-americano disse que Biden anunciará um novo pacote de armas de quase 2 bilhões de dólares para a Ucrânia que incluirá uma bateria de mísseis Patriot para ajudar Kiev a defender-se contra as barragens de mísseis russos.
A visita de Zelenskiy, que havia sido organizada em segredo até o surgimento de detalhes na noite de terça-feira, deve durar várias horas
Ele manterá conversações com Biden e com os principais auxiliares de segurança nacional na Casa Branca, participará de uma entrevista coletiva conjunta com Biden, e depois irá ao Capitólio para falar em uma sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse em uma declaração que Biden convidou Zelenskiy para ir a Washington "para ressaltar o compromisso duradouro dos Estados Unidos com a Ucrânia".
"A visita sublinhará o firme compromisso dos Estados Unidos em apoiar a Ucrânia pelo tempo que for necessário, inclusive através da prestação de assistência econômica, humanitária e militar", disse ela.
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC