Ibovespa sobe com dados de inflação em foco e caminha para fechar semana em alta
![]()
SÃO PAULO (Reuters) -O Ibovespa subia nesta sexta-feira, último pregão antes do Natal, com agentes financeiros avaliando dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos que vieram em linha com a expectativa do mercado.
B3 e Petrobras eram as maiores influências positivas ao índice, enquanto Vale e Gerdau cediam na ponta contrária.
Às 12:27 (de Brasília), o Ibovespa subia 1,85%, a 109.539,69 pontos. Na máxima, o índice alcançou 109.570,47 pontos e, na mínima, caiu a 107.551,7 pontos. O volume financeiro somava 8,5 bilhões de reais, em meio a pregões de baixa liquidez nesta semana pela proximidade dos feriados de final de ano.
O índice caminhava para alta de cerca de 6,4% na semana, diante de reação positiva dos agentes financeiros à redução, para um ano, do tempo da chamada PEC da Transição, promulgada mais cedo na semana.
Nesta sexta-feira, o mercado local reagia ao avanço de 0,52% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) em dezembro sobre novembro, dentro do esperado pelos economistas consultados em pesquisa da Reuters.
O tema também é inflação nos EUA, onde o núcleo do índice de preços PCE, acompanhado de perto pelo Federal, avançou 0,2% em novembro, após alta de 0,3% no mês anterior. O resultado também veio em linha com o que o mercado esperava. Já os gastos dos consumidores no país aumentaram 0,1% em novembro, contra expectativa de alta de 0,2%.
"É o dado local que está ajudando o Ibovespa a subir, mais do que o dado do exterior", disse Flávio Conde, analista da Levante Investimentos. Segundo ele, o fato de a inflação não ter surpreendido para cima gera alguma melhora na perspectiva de juros para o Brasil.
Os juros futuros locais cediam na sessão, o que dava suporte a ações ligadas ao consumo do Ibovespa. Os contratos de DI, especialmente os mais longos, dispararam no último mês diante da expectativa de maiores gastos pelo novo governo, o que impactaria negativamente a situação fiscal do país, segundo agentes financeiros.
"É uma pequena notícia positiva (IPCA-15) que está fazendo as ações subirem bem no dia", completou Conde.
Em Nova York, os principais índices acionários operavam sem direção clara. O S&P 500 tinha alta de 0,1%.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN avançava 3,54%, a 24,84 reais, diante de alta ao redor de 2,5% do petróleo Brent no exterior devido a expectativas de uma queda na oferta da commodity pela Rússia. Na véspera, o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, que participou do gabinete de transição do futuro governo, chegou a dizer que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o senador Jean Paul Prates (PT-RN) para comandar a companhia, mas depois apagou a postagem. 3R PETROLEUM ON subia 6,47% e PRIO ON ganhava 1,22%. A 3R informou que concluiu a aquisição do Polo Papa Terra.
- ECORODOVIAS ON disparava 9,3%, a 4,7 reais, caminhando para alta de quase 17% na semana, a primeira de ganhos após seis de queda.
- VALE ON perdia 0,29%, a 85,5 reais, após os contratos futuros do minério de ferro caírem na Ásia, pressionados pelo aumento de casos de Covid-19 na China, com temores no mercado de impacto na recuperação econômica do país asiático. O contrato mais negociado para maio em Dalian cedeu 0,2% nas negociações diurnas. Siderúrgicas também tinham pregão negativo, com recuos de 3,85% de GERDAU PN e de 2,67% de CSN ON. A CSN informou que a Eletrobras transferiu ações da CEEE-G por 367 milhões de reais.
- IRB BRASIL ON diminuía 3,16%, a 0,92 reais. De pano de fundo, acionistas da resseguradora aprovaram o grupamento de ações ordinárias na proporção de 30 para 1. Ainda assim, o papel caminhava para fechar a semana com alta de 27,8%, após divulgar na terça-feira que teve lucro em outubro.
- ITAÚ UNIBANCO PN elevava 1,98%, a 25,29 reais, enquanto BRADESCO PN exibia alta de 2,22%, a 15,21 reais, em sessão positiva para grandes bancos.
(Por André RomaniEdição de Camila Moreira e Luana Maria Benedito)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC