Dólar tem alta moderada em pregão esvaziado e com mercado de olho em arranjos políticos de Lula
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - O dólar era negociado em alta modesta em relação ao real na abertura dos negócios nesta segunda-feira, em pregão de liquidez reduzida com os mercados dos Estados Unidos e da Europa fechados pelo feriado prolongado de Natal.
Às 10:37 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,46%, a 5,1892 reais na venda.
A sessão não deve trazer catalisadores relevantes e as atenções estão voltadas à formação do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que prometeu concluir o anúncio da sua equipe ministerial após já ter divulgado 21 nomes para o gabinete.
A novela da PEC da Transição, que vinha mobilizando as atenções dos mercados locais, foi encerrada na semana passada com a promulgação da emenda constitucional, garantindo uma vitória ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ao aumentar o teto de gastos no ano que vem em 145 bilhões de reais. O Orçamento de 2023 foi aprovado na quinta já levando em conta a ampliação do teto.
Também em foco nesta semana está a segurança da posse de Lula em 1 de janeiro, depois que a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na noite de sábado um suspeito de ter plantado um artefato explosivo próximo ao aeroporto da capital. O homem, vindo do Pará, estava em Brasília para manifestações antidemocráticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Flávio Dino, ministro da Justiça indicado por Lula, disse nesta manhã à GloboNews que o governo eleito espera ter um quadro de normalidade durante a posse, com a desmobilização pelas autoridades do atual governo dos acampamentos nos quartéis, ressaltando que o país está diante de crimes contra o estado de Direito e atos de terrorismo.
Na sexta-feira, a moeda norte-americana negociada no mercado interbancário fechou em queda de 0,39%, a 5,1655 reais na venda, menor patamar para encerramento desde 8 de novembro (5,1498).
O dólar operava nesta manhã em variação negativa de 0,07% contra uma cesta de moedas.
O Banco Central não previu leilões cambiais para esta segunda-feira.
(Por Isabel Versiani)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC