Chuvas irregulares já tiraram potencial produtivo da soja em Carazinho/RS
Podcast
Chuvas irregulares já tiraram potencial produtivo da soja em Carazinho/RS
![]()
Algumas localidades de Carazinho no Rio Grande do Sul estão há mais de 30 dias sem receber chuvas e esse cenário já está retirando potencial produtivo das lavouras de soja desta safra 2022/23.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS, Paulo Vargas, explica que as precipitações estão muito irregulares, diferentes de vizinho para vizinho e impactando até mesmo na falta de água para a manutenção de áreas irrigadas.
Na visão da liderança, aquelas lavouras com cultivares mais tardias são as que estão se desenvolvendo melhores e recomenda que os produtores dividam sua propriedade com o plantio de cultivares com ciclos diferentes, para evitar que um problema climático afete toda a área ao mesmo tempo.
Trigo
Já a safra de inverno 2022 foi concluída com sucesso na região, transpassando as preocupações que se instalaram na reta final da temporada. Vargas destaca que as chuvas aconteceram nas horas certas e tanto produtividade quanto qualidade foram satisfatórias.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS no vídeo.
0 comentário
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo