Safra de cana 2023/24 do Centro-Sul é estimada em 590 mi de t pela Datagro
![]()
A safra 2023/24 (abril-março) de cana-de-açúcar do Centro-Sul, principal região produtora da cultura no Brasil, deve totalizar 590 milhões de toneladas – próximo do recorde de anos passados –, de acordo com a 1ª estimativa da consultoria Datagro. O volume, se confirmado, representará uma alta de cerca de 7% ante o ciclo 2022/23 em meio clima mais favorável.
Considerando o rendimento industrial em 141,20 kg ATR/tc, a oferta total de ATR deverá crescer 7,7% na nova temporada.
"A percepção, por ora, é que as usinas buscarão maximizar a produção de açúcar em 23/24 especialmente em função das incertezas sobre o mercado de petróleo, cujos preços voltaram a cair em reação às previsões de desaceleração, ou até mesmo recessão, da economia global", diz a consultoria em nota.
Além disso, há a indefinição em relação à continuidade ou não da isenção nos tributos federais sobre os combustíveis.
O mix de açúcar na nova temporada deverá subir de 45,6% em 2022/23 para 47,9%. A produção de açúcar é apontada em 38 milhões de toneladas, com uma alta de cerca de 13% ante o ciclo anterior, enquanto que de etanol deve subir um pouco menos, próximo de 6%, para 31,07 bilhões de litros, com suporte do etanol de milho.
A Datagro destaca que ainda há cana em pé nas lavouras do Centro-Sul, mas que os trabalhos devem ficar apenas para março do ano que vem. "A safra 22/23 de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil caminha para a sua reta final restando poucas dúvidas sobre os números finais de produção", disse.
0 comentário
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro