Restrições à Covid-19 estão ligadas ao início precoce da temporada de gripe na Europa
![]()
As restrições pandêmicas que dificultaram a circulação de outros vírus além da Covid-19 podem estar por trás do aumento precoce de infecções respiratórias na Europa neste inverno, dizem cientistas.
Além da Covid-19, as regras para restringir o movimento e a interação social limitaram a transmissão de vírus que normalmente causam a maioria das infecções durante os meses mais frios de inverno, incluindo influenza e VSR (vírus sincicial respiratório).
Isso criou um grupo maior de pessoas suscetíveis, incluindo crianças nascidas nessa época, que tiveram menos exposição a esses vírus.
Neste inverno, as autoridades de saúde alertaram sobre o que foi chamado de tridemia de influenza, VSR e casos contínuos de Covid-19, aumentando a pressão sobre os serviços de saúde sobrecarregados.
Os dados de vigilância do VSR de 15 países europeus, abrangendo os anos pré-Covid de 2010 a 2016, mostram que o início médio da temporada do VSR é no começo de dezembro e atinge o pico no final de janeiro, destacou o Centro Europeu de Prevenção de Doenças e Controle (ECDC) em relatório publicado este mês.
Até agora, as tendências europeias sugerem que este ano os casos de VSR atingiram o pico no final de novembro e estão em declínio, mas ainda haverá um número substancial de casos nas próximas quatro a seis semanas, disse Agoritsa Baka, especialista do ECDC em preparação e resposta a emergências.
Enquanto isso, os casos de Covid-19 aumentaram nas últimas semanas. Na semana encerrada em 18 de dezembro, os casos europeus cresceram 7% em relação à semana anterior, de acordo com dados do ECDC.
O aumento da gripe começou na segunda semana de novembro na região europeia, um início mais cedo do que nas quatro temporadas anteriores, disse a agência.
(Reportagem de Natalie Grover em Londres)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global