Reuters: Arce da Bolívia espera reatar relações com o Brasil com a posse de Lula
![]()
LA PAZ (Reuters) - O presidente da Bolívia, Luis Arce, disse na segunda-feira que espera que o novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ajude a melhorar as relações diplomáticas e explique questões que geraram polêmica durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Falando na televisão na noite de segunda-feira, Arce disse esperar que Lula, que assumiu o cargo pela terceira vez no domingo, ajude a explicar os contratos de gás entre os países que os políticos bolivianos chamaram de prejudiciais, bem como o "comportamento" de Bolsonaro durante uma crise política na Bolívia em 2019.
"São muitas coisas que precisam de uma explicação da pare do governo brasileiro", disse Arce à emissora Telesur.
"Com essa nova relação (com Lula), esperamos que toda essa informação que se está investigadas na Bolívia possa fluir do Brasil", afirmou.
Arce apontou para o suposto apoio de Bolsonaro, de extrema-direita, à renúncia do ex-presidente de esquerda Evo Morales em 2019. Os partidários de Morales classificaram o evento de golpe de Estado, e a Bolívia agora enfrenta protestos após a prisão de um governador da oposição em conexão com o incidente.
Quando Morales deixou o governo, Bolsonaro tuitou "grande dia".
Como Lula, Morales fazia parte de uma onda de governantes de esquerda que dominaram a política latino-americana no início do século.
Em relação aos contratos de gás natural, o governo Arce disse em maio que a Bolívia estava buscando preços mais altos para o gás natural vendido para a Petrobras, reclamando que os contratos atuais com a estatal brasileira geraram grandes perdas.
Lula assumiu a Presidência prometendo reparar as relações diplomáticas.
(Reportagem de Daniel Ramo)
0 comentário
UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam