Reuters: Vieira e Blinken discutem Venezuela e viagem de Lula aos EUA em primeiro telefonema
![]()
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) -O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou nesta terça-feira com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em um primeiro diálogo que tratou, entre outros temas, da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos e da situação na Venezuela, segundo fontes ouvidas pela Reuters.
Em um momento em que o governo de Joe Biden ensaia uma abertura ao diálogo com o governo venezuelano de Nicolás Maduro, o tema do país vizinho vinha surgindo nas conversas entre os norte-americanos e o governo Lula mesmo antes da posse do presidente.
No início de dezembro, Lula teve um encontro com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, e o assessor de Biden para América Latina, Juan González. Na conversa, Sullivan disse a Lula que a posição norte-americana é de que seria fundamental uma eleição no país que os Estados Unidos pudessem considerar “justa”, e que, nesse caso, o vencedor seria reconhecido, de acordo com o relato feito à época pelo ex-chanceler Celso Amorim.
O novo governo brasileiro é visto como uma possível ponte com a Venezuela, já que Lula sempre teve um bom relacionamento com os governantes do país.
O telefonema durou cerca de 40 minutos e tratou de outros temas da agenda bilateral, incluindo meio ambiente, cooperação e comércio. No dia anterior, Blinken havia usado sua conta no Twitter para cumprimentar Lula e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, pela posse.
"Estamos ansiosos para continuar a forte parceria entre Estados Unidos e Brasil e comércio, segurança, desenvolvimento sustentável, inovação e inclusão. Um brinde a um futuro brilhante para nossos países -- e o mundo", escreveu o secretário de Estado.
Os dois governos estão trabalhando em uma data para uma visita de Lula a Washington, disse o Departamento de Estado dos EUA. O Itamaraty não respondeu de imediato a um pedido de comentário.
De acordo com uma das fontes ouvidas pela Reuters, é possível que a viagem ocorra em fevereiro, mas não houve definição.
Lula foi convidado para a visita aos Estados Unidos durante a visita de Sullivan ao Brasil. O recado de Biden é de que poderia receber o brasileiro ainda antes da posse, o que não é usual. No entanto, o tempo curto e as dificuldades de montagem de governo e da aprovação da PEC da Transição levaram o presidente a adiar a visita.
Lula tem já duas viagens marcadas. A primeira delas, entre 23 e 25 de janeiro, será para a Argentina, em uma visita oficial e também para participar da Cúpula dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). A segunda, anunciada na segunda pelo presidente de Portugal, uma viagem oficial a Lisboa, em abril.
Procurados, o Itamaraty e o Departamento de Estado dos EUA não responderam de imediato a pedidos de comentários sobre o telefonema.
(Reportagem de Lisandra ParaguassuEdição de Flávia Marreiro)
0 comentário
UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam