Índice SAFRAS CTDI sobe quase 4% em 2022; em dezembro, houve recuo de 0,12%
O SAFRAS CTDI, índice de preço de soja do Brasil no mercado físico, calculado por SAFRAS & Mercado e pela CTD Índices, apresentou valorização de 3,93% em 2022, encerrando o ano passado a 229,55 pontos. Na abertura de 2022, o índice estava em 220,86 pontos. Em dezembro, o índice recuou 0,12%.
Os preços brasileiros registraram grande oscilação ao longo de 2022, acompanhando a volatilidade de Chicago, câmbio e prêmios. "De uma forma geral, a firmeza dos três principais fatores formadores dos preços trouxe suporte para as cotações internas, que encerram o ano com alta de 3,93% frente ao fechamento de 2021", explica o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Roque.
Ele desta que, ainda no primeiro semestre, os preços chegaram a atingir patamares recordes devido à quebra produtiva na safra sul-americana, com destaque para os problemas no Sul no Brasil, fato que trouxe força para Chicago e impulsionou os prêmios de exportação. "Já no segundo semestre, as cotações voltaram a trabalhar em patamares um pouco mais baixos devido ao recuo das cotações em Chicago, mas ainda encerraram o ano registrando valorização", completou.
Metodologia
O cálculo do índice leve em conta:
* A relevância da produção de cada estado frente à produção total do país.
* Os pesos para cotações de localidades/estados de acordo com seu volume de produção (pesquisa diária de preços da soja em 37 principais localidades de produção e negociação do Brasil, distribuídas em 13 estados produtores).
* Mato Grosso (26,8%); Paraná (15,7%); Rio Grande do Sul (15,3%); Goiás (10%); Mato Grosso do Sul (8,8%); Minas Gerais (5%); Bahia (4,6%); São Paulo (3%); Tocantins (2,7%); Maranhão (2,6%); Santa Catarina (2%); Piauí (2%); Pará (1,7%).
* Elimina “distorções” e pontos “fora da curva” por situações específicas de cada região.
* Preços em R$ (Reais) por saca de 60 quilos, base compra (bid).
* Revisão anual de praças e pesos.
Como é calculado o índice?
* A base do índice é 100
* A data do índice é 4 de janeiro de 2016
* O cálculo do índice é diário.
0 comentário
China volta às compras de soja dos EUA, mas mercado vê movimento mais político do que comercial
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com realização de lucros e cautela antes de relatório do USDA
Clima preocupante no Corn Belt, demanda da China nos EUA e geopolítica no foco da soja em Chicago, apesar de leves baixas desta 4ª feira
Soja: Brasil vende 4 milhões de t na semana com preços perto dos melhores momentos do ano
Agricultor do Tocantins é campeão da região Norte no Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja do CESB
USDA confirma venda de 472 mil t de soja à China e movimento contribui para alta em Chicago